quarta-feira, 29 de maio de 2013

Lixo Eletrônico




Lixo Eletrônico ou Resíduo Eletrônico, conhecidos pelo acrônimo de REEE (Resíduo de Equipamentos Eletro Eletrônicos) é o termo utilizado para qualificar equipamentos eletroeletrônicos descartados ou obsoletos . A definição inclui computadores, televisores, geladeiras, telemóveis/celulares, entre outros dispositivos.


Que ao ficarem ''ultrapassados'' devem ser descartados de forma adequada, como a Lei manda. O grande problema é que os REEE, são descartados de forma inadequada, e constituem em um sério risco para o meio ambiente, pois possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como mercúrio,cádmio, berílio e chumbo, além de outros compostos químicos como os BFRs (Brominated Flame Retardants). Que em contato com o solo, contaminam os lençóis freáticos ; E se forem queimados, liberam toxinas perigosas. Portanto, a manipulação e processamento dos REEE, de forma incorreta e desprotegida, contamina os seres humanos que executam estas tarefas e o meio ambiente à sua volta. Resultando em um grande perigo para as populações mundias que já tomaram e ainda vem tomando precauções contra os REEE, para que seu descarte seja o mais seguro possível .




Um exemplo dessas precauções foi a Lei Brasileira aprovada no dia 5 de Agosto de 2010 (Lei Federal nº 12.305) referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, que obriga a dar-se destinação adequada para os resíduos eletroeletrônicos.


Aluno : Luiz Fernando A. Matos 8ª M2

Nenhum comentário:

Postar um comentário